Parcerias Científicas e Empresariais

Ao fomentar parcerias com universidades, institutos, centros de pesquisa públicos e privados, a Ceva não só se mantém a par dos últimos desenvolvimentos em investigação, mas também expande e diversifica o seu conhecimento científico.

A Ceva trabalha com uma rede extensa de empresas e instituições científicas em todo o mundo. A fim de encontrar as melhores soluções hoje em dia, temos de identificar e envolvermo-nos com centros de excelência – onde quer que estejam. Esse é o motivo pelo qual a Ceva tem os seus próprios centros de investigação espalhados pelo mundo. Além disso, reconhecemos que alianças estratégicas com parceiros são essenciais para estimular e complementar a nossa própria pesquisa e desenvolvimento.

O CEO da Ceva, Marc Prikazsky, descreveu os cientistas como os “novos empreendedores” do mundo. Se tem um negócio ou uma ideia científica que julga que a Ceva pode ajudar a desenvolver, por favor contacte-nos

Alguns exemplos das nossas parcerias de sucesso:

A vacina contra a Febre-Q COXEVAC®. A Ceva trabalhou com o French National Institute of Agricultural Research (INRA, França) ea Escola Veterinária de Nantes (França) para o desenvolvimento desta vacina contra uma das maiores zoonoses emergentes na Europa.

 

AJUDAR A “STAMP OUT SLEEPING SICKNESS”

Alguns dos parasitas que causam a doença do sono nas pessoas, vivem também nos bovinos. As moscas tsétsé, que transmitem o parasita, alimentam-se do sangue dos bovinos, infetando depois as pessoas quando as picam. Mesmos se os parasitas microscópicos que provocam a doença do sono não provoquem doenças nos bovinos se não tratados, podem ser fatais para as pessoas.

Os principais elementos da campanha ‘Stamp Out Sleeping Sickness são:

- Tratamento massivo de centenas de milhares de bovinos com os medicamentos da Ceva Veriben® e Veridium® que controlam o parasita da doença do sono: mais de um milhão de bovinos foram tratados.

- Pulverização regular dos bovinos com o inseticida em spray da Ceva Vectocid® que mata as moscas tsétsé, outro tipo de moscas que incomodam o gado, e também carraças. As carraças transmitem uma série de doenças que podem matar o gado.

- Criação de negócios locais nos quais veterinários recém-formados são equipados com competências empresariais para complementar as suas capacidades técnicas e o seu conhecimento. Isto permite-lhes trabalhar com redes de agentes comunitários para tornar disponíveis estes produtos de saúde, onde e quando necessários: 6 clínicas veterinárias que apoiam 10-30 trabalhadores cada.

O resultado são bovinos mais saudáveis e mais produtivos com menor risco de doenças transmitidas por carraças, pessoas com menor risco de morte devido à doença do sono e jovens que beneficiam de emprego regular em empresas locais viáveis que servem as suas comunidades.

TESTAR O POTENCIAL DE “COWS AGAINST MALARIA”

As campanhas que promovem o uso de mosquiteiros impregnados de inseticida têm tido bastante sucesso na redução do número de casos de malária em todo o mundo.

No entanto, alguns tipos de mosquito raramente entram nas casas e por isso não são suscetíveis a esta abordagem. Estes mosquitos preferem alimentar-se de animais, tal como o gado, mas porque também se alimentam de pessoas ainda representam um grande risco de malária.

Milhões de cabeças de gado já foram tratadas com pesticidas especiais para controlar a mosca tsétsé e as carraças – Tal com a iniciativa “Stamp Out Sleeping Sickness” demonstrou. Agora a Ceva e os seus parceiros estão a apoiar uma equipa de cientistas Quenianos e Britânicos, liderada pelo entomologista Professor Steve Torr do Liverpool School of Tropical Medicne, no Reino Unido, num projeto chamado “Cows against Malaria”.

O objetivo do projeto é, primeiro encontrar qual o inseticida para gado em spray mais eficaz no controlo destes mosquitos. Depois, são comparados diferentes tipos de pesticidas sob condições cuidadosamente controladas no Quénia Ocidental.

Se o ensaio de campo tiver sucesso, esta abordagem traz a promessa de fornecer uma melhoria adicional nos benefícios na saúde das pessoas que estão em risco de contrair malária e que vivem em contacto próximo com o seu gado.

TORNAR OS MEDICAMENTOS VETERINÁRIOS DISPONÍVEIS E ACESSÍVEIS A TODOS

Nos países em desenvolvimento a vacinação de animais de campo não é fácil: As vacinas existentes são muitas vezes demasiado caras ou não estão disponíveis, especialmente para proprietários mais pobres; para algumas doenças importantes, simplesmente não existem vacinas eficazes. Como resultado, é que a saúde e o bem-estar dos animais de campo, os seus donos e as comunidades onde habitam, são colocados em risco.

Para ajudar a melhorar esta situação, em 2014 foi criada a Global Alliance for Livestock Veterinary Medicines (GALVmed). A GALVmed é uma Organização sem fins lucrativos global com parceiros públicos, privados e governamentais, atualmente financiada pela Fundação Bill e Miranda Gates e pelo Departamento para o Desenvolvimento Internacional do Reino Unido.

A Ceva tem o orgulho de ser um membro empenhado e ativo da GALVmed. Com a nossa presença nos países em desenvolvimento e o nosso know-how técnico, especialmente em medicina veterinária tropical, estamos a ajudar a GALVmed a atingir o seu objetivo de “proteger o gado, melhorando as vidas humanas”.

Voltar ao topo